sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Gospel Road Blues Band - Presídio Estadual de Cruz Alta - 12/10/2011

http://www.youtube.com/watch?v=6PAkqgwHSv0&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=DuyvN97cIBk&feature=related




















Sem grades ou barreiras para o amor entre pais e filhos

Independentemente da situação em que se encontrem, do seu passado, se estão se alimentando bem ou não e do que façam para passar o dia, detentos do Presídio Estadual de Cruz Alta (Peca) que têm filhos só quiseram saber de curti-los, ao passar uma tarde especial ao lado deles, em uma festa promovida pelo presídio no Dia das Crianças, em 12 de outubro, no pátio. Puderam participar do evento os presidiários que naquele dia receberam a visita de familiares. Segundo o administrador-geral do presídio, Édison Valmor da Silva Mello, festas assim são promovidas também no Dia dos Pais e nos finais de ano.

Tudo o que foi oferecido foi resultado da voluntariedade de várias pessoas. “Sempre que precisamos a comunidade nos ajuda”, revela Édison. A festa teve balões em sua decoração, e, com a contribuição de supermercados, por exemplo, também teve refrigerante, salgadinhos e cachorro-quente, e ainda a distribuição de brinquedos para as crianças. Internos também contribuíram bastante para a realização da festa; por exemplo, com o envio de cartas a entidades ou organizações que pudessem contribuir, e também na hora de servir os lanches. Um detento e uma detenta se vestiram de palhaço e garantiram a diversão das crianças, que também puderam brincar na piscina de bolinhas e na cama elástica, viabilizadas pelo Lions Clube de Cruz Alta. “Essa festa vai ser muito boa para quem está aqui, eles vão se sentir valorizados”, afirmou Édison numa conversa, antes de tudo começar.

Voluntária também foi a apresentação musical da Gospel Road Blues Band, de Panambi, composta pelo metalúrgico Jeferson Gomes de Souza e pelo publicitário Marcio Bühring, que apresentaram um repertório variado, com os estilos blues, country e gospel – e alguns internos, inclusive, fizeram questão de subir ao palco improvisado, pegar um microfone e soltar a voz.

O presídio
De acordo com Édison, o Presídio Estadual de Cruz Alta, administrado pela Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários), que é subordinada à Secretaria de Segurança Pública, abriga em torno de 270 presos, a maioria homens – aproximadamente 20 são mulheres. O presídio tem três oficinas voltadas aos detentos – de artesanato, produção de estopas e reabastecimento de extintores –, as quais possibilitam a redução de pena. “A cada três dias de trabalho, é descontado um dia da pena. Atuar nas oficinas é opcional, mas a maioria participa”, conta Édison, que se mostrou bastante satisfeito com a realização e o sucesso da festa, e também com o fato de possibilitar às famílias um encontro diferente em um dia especial como aquele.

Texto e fotos: Murian Cesca








Nenhum comentário:

Postar um comentário